O Mito da Calcinha de Algodão

4 mar

Todo mundo já ouviu aquela famosa recomendação médica de que a mulher deveria usar sempre calcinhas de algodão, porque materiais sintéticos seriam prejudiciais à saúde. Depois de tanto escutar esse conselho, a engenheira Maria Carolina Peixoto, 23 anos, resolveu testar se a dica tinha fundamento. A surpresa foi que depois da realização dos testes de gerenciamento de umidade e proliferação de fungos, a pesquisa dela apontou que as atuais malhas sintéticas de calcinhas não contribuem para o aumento da umidade e da temperatura local.

Ainda segundo o estudo, o ambiente não fica propício ao crescimento de fungos, especialmente para o candida albicans, que causa a candidíase (principal infecção vaginal causada por fungos). “O intuito já era estudar especificamente a proliferação deste fungo”, afirmou a engenheira.

No último semestre da faculdade de Engenharia Têxtil do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Paulo, Maria Carolina fez o seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, sobre o assunto. A ex-universitária realizou um estudo que compara a umidade em lingeries de poliamida e algodão. “A pesquisa incluiu ler alguns artigos médicos que contêm a afirmação de evitar utilizar calcinha sintética e pesquisar quais os tipos de lingerie mais usado no mercado antigamente e agora”, disse Maria Carolina sobre a investigação que durou todo o ano de 2010.

Maria Carolina realizou ensaios com cinco tipos de malha de lingerie. Duas eram bastante usadas nos anos 80 e são feitas de poliamida com elastano em malha de urdume e 100% algodão. As outras três atuais são produzidas com poliamida microfibra texturizada com elastano em malha circular; um dos materiais é feito de malha de algodão com elastano, enquanto a última, de malha de ordume com poliamida microfibra. O resultado foi que as malhas atuais tiveram o mesmo desempenho que as malhas de algodão utilizadas na década de 80.

“A afirmação da área médica que novos tipos de malhas são favoráveis para o aumento de fungos não é válida”, disse a engenheira têxtil.

Para chegar ao resultado foram realizados testes de gerenciamento de umidade. As pesquisas incluíram permeabilidade ao vapor de água para mostrar a quantidade de ar que passa pela camada do tecido, além do transporte de líquido por capilaridade – que tem o objetivo de identificar o quanto de líquido o tecido consegue transportar através dos espaços dos fios e fibras ou filamentos.

Segundo Maria Carolina, o estudo também comprovou que todos os forros das calcinhas dos modelos investigados são 100% algodão sem elastano.

O melhor resultado obtido foi com a microfibra texturizada com elastano em malha circular, que apresentou o mesmo desempenho que a malha de algodão, ou seja, não é favorável a proliferação de fungos. Já a malha de urdume (conjunto de fios dispostos longitudinalmente através dos quais a trama é tecida) mostrou-se mais favorável a fungos.

“Quanto maior a quantidade de líquido que o tecido consegue transportar, melhor. Dessa forma, o tecido não gruda na pele”, afirmou.

 

Fonte: http://madamecalcinha.blogspot.com.br/2011/02/o-mito-da-calcinha-de-algodao.html

Anúncios

2 Respostas to “O Mito da Calcinha de Algodão”

  1. Paty março 7, 2013 às 1:35 pm #

    Não concordo com esta pesquisa. O que ocorre é que fios sintéticos podem ocasionar mais alergias em pessoas propensas e o algodão não. Não é só questão da umidade em si, tem que se avaliar se os fios sintéticos podem ocasionar mais irritação. Minha ginecologista disse que não devo usar absorventes com camada seca por exemplo, apenas os de camada macia com algodão porque irritam menos. Fiz este teste e vi que ela tem razão, que o algodão é muito menos irritativo, por isso acho que essa pesquisa é tendenciosa, com certeza para beneficiar alguma indústria textil que está preocupada com a tendência atual das mulheres comprarem calcinhas de algodão, afinal o algodão é mais caro e não é “economicamente” viável para a indútria, ainda mais quando falamos em tempos onde se importa tudo da China, tecidos e material de péssima qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

explendida

A topnotch WordPress.com site

Flashes da moda

Blog de Moda, Fotografia e dicas - Bem Vindo!

Garota Sputnik

uma garota. seu estilo. seus fones de ouvido. e o mundo! +

Patrícia Barros Make up

Maquiagem, Make up, Noivas, Festa, Editorial, Moda, Patrícia Barros

MONDO MODA

A magazine of style, culture, arts & lifestyle by Jorge Marcelo Oliveira

The Fashionholics

por Karolina Pinheiro e Camila Kherlakian

#DESLIGUEOFILTRO

LIVO | UM PARA CARA VOCÊ

Além da Torre de Observação 2

É aquele lugar aonde passado, presente e futuro se encontram para formar algo diferente. Por enquanto não sei o que é, mas venha comigo nesta viagem.

makeupsimple

Makeup is Art

Pretty Fat Louie

Talking about a real girl

intimasul

Feira de moda íntima realizada em Guaporé - RS

By Scholz's Confecções

Paulormscholz@Gmail.com

Extrato do Miolo

Registros de uma mente ensimesmada

%d blogueiros gostam disto: